A INTELIGÊNCIA ESTÁ NA REDE
ENTREVISTA DE DON TAPSCOTT À REVISTA VEJA
11.04.2011
O canadense Don Tapscott, 64 anos, fala em um ritmo pré-digital: lento, cadenciado, meticuloso. Nada nele trai que foi um rebelde nos anos 60, insurgindo-se contra a guerra no Vietnã e na opressão da mulher, ou que seja hoje um dos mais respeitados estudiosos do impacto da tecnologia nas empresas e nas sociedades.
Autor e coautor de catorze livros, Tapscott participará no dia 3 de maio, em São Paulo, a convite do Grupo TV1, de um seminário sobre o futuro do marketing. A internet, diz ele, não muda o que aprendemos, mas o modo como aprendemos – e o impacto disso será tão intenso quanto a invenção dos tipos móveis da imprensa por Gutenberg. “Não vivemos na era da informação. Estamos na era da colaboração. A era da inteligência conectada”, explica.
Na entrevista a seguir, Tapscott diz como vê as empresas e os governos da nova era.
Há tecnologias que melhoram a vida humana, como a invenção do calendário, e outras que revolucionam a história humana, como a invenção da roda.
A internet, o iPad, o Facebook, o Google são tecnologias que pertencem a que categoria?
À das que revolucionam a história. O que está acontecendo no mundo de hoje é semelhante ao que se passou com a sociedade agrária depois da prensa móvel de Gutenberg. Antes, o conhecimento estava concentrado em oligopólios. A invenção de Gutenberg começou a democratizar o conhecimento, e as instituições do feudalismo entraram num processo de atrofia. A novidade afetou a Igreja Católica, as monarquias, os poderes coloniais e, com o passar do tempo, resultou nas revoluções na América Latina, nos Estados Unidos, na França. Resultou na democracia parlamentar, na reforma protestante, na criação das universidades, do próprio capitalismo.
Martinho Lutero chamou a prensa móvel de “a mais alta graça de Deus”. Agora, mais uma vez, o gênio da tecnologia saiu da garrafa. Com a prensa móvel, ganhamos acesso à palavra escrita.
Com a internet, cada um de nós pode ser seu próprio editor. A imprensa nos deu acesso ao conhecimento que já havia sido produzido e estava registrado.
A internet nos dá acesso ao conhecimento contido no cérebro de outras pessoas em qualquer parte do mundo. Isso é uma revolução. E, tal como aconteceu no passado, está fazendo com que nossas instituições se tornem obsoletas.
Os exemplos estão por toda parte. As instituições globais não conseguem resolver a crise da dívida na Europa. Os jornais estão entrando em declínio. As universidades estão perdendo o monopólio da educação superior.
São instituições da era industrial, que estão finalmente chegando ao fim.
Quais são, na sua visão, as principais características da sociedade pós-industrial?
Na era industrial, tudo é feito para a massa. Criamos a produção de massa, a comunicação de massa, a educação de massa, a democracia de massa, a sociedade de massa. A característica central da sociedade industrial é que as coisas começam com um (aquele que tem o conhecimento) e chegam a muitos (aqueles que não têm conhecimento). No modelo da educação de massa, eu sou o professor, porque tenho o conhecimento, e os outros são os alunos, porque não têm o conhecimento. O fluxo é sempre no sentido de um para muitos. No sistema de saúde, eu sou o médico, porque tenho o conhecimento, e os outros são os pacientes, não apenas porque estão doentes, mas porque não têm o conhecimento. De novo, é de um para muitos. A democracia de massa funciona nos mesmos moldes. Os eleitores votam num dia, mas apenas um governa por alguns anos. Na sociedade pós-industrial, o conhecimento será transmitido não mais de um para muitos, mas de um para um ou de muitos para muitos. Será a era da inteligência em rede, num sistema de colaboração de massa.
No melhor espírito capitalista, as pessoas cuidam de seus próprios interesses. Por que subitamente se entregariam à colaboração coletiva?
Porque a internet está derrubando radicalmente o custo da colaboração e s era do interesse das pessoas colaborar umas com as outras. Por exemplo: a indústria chinesa de motocicletas é formada por centenas de pequenas empresas que cooperam entre si. Não há uma empresa central, uma sede, uma fábrica nos padrões tradicionais da era industrial. Os envolvidos se encontram em casas de chá ou conversam on-line. Cada um responde por uma parte do negócio. Um fabrica o sistema de ignição, outro faz os freios, um recolhe o dinheiro, outro opera o marketing do produto. Em pouco tempo, essa rede se tornou a maior indústria de motocicletas da China. No meu penúltimo livro, chamei esse sistema de wikinomia, a fusão de “wiki” com “economia”. É o princípio da Wikipédia aplicado à economia. A Wikipédia não tem dono, é feita por 1 milhão de pessoas, já é dez vezes maior que a Enciclopédia Britannica e é traduzida em 190 idiomas. Os estudos mostram que a Wikipédia é quase tão precisa quanto a Britannica. A wikinomia é a arte e a ciência da inovação colaborativa. Será a mudança mais profunda na estrutura das corporações em um século. Vai mudar o modo como inovamos, o modo como criamos bens e serviços. Como a internet reduz brutalmente o custo da colaboração, as pessoas podem se juntar e criar valor, sem o sistema tradicional de hierarquias.
Qual é o setor da economia que melhor aplica os princípio da wikinomia?
Há exemplos de empresas isoladas, não de setores inteiros. A Procter & Gamble, conglomerado de produtos de higiene e limpeza, está usando a colaboração em massa. Começou procurando uma molécula capaz de tirar mancha de vinho tinto da roupa. Em vez de buscar a resposta entre os 7 mil engenheiros químicos fora da empresa. Multiplicou a probabilidade de encontrar o que busca. Quem sabe um químico aposentado em São Paulo ou um químico recém-formado em Nova Délhi aparece com a resposta certa. Nesse caso, a P&G paga 300 mil dólares ao químico e fica com um novo produto.
Qual é o setor mais atrasado na wikinomia?
Sem dúvida, o setor financeiro. Os bancos funcionam na velha base da sociedade industrial. Pelo menos nos Estados Unidos, eles têm sido a própria negação dos cinco princípios centrais da nova economia, que são: colaboração, abertura, compartilhamento de propriedade intelectual interdependência e integridade. A crise financeira de 2008 é resultado da mais perfeita negação desses princípios.
Na economia tradicional, há uma tensão permanente entre o estado e a iniciativa privada. Na wikinomia, qual é o papel do estado?
Os governos, com as toneladas de informações que possuem, podem se transformar em plataformas para criação de valor. Recentemente, numa conversa com autoridades de Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, pedi um exemplo de dados arquivados pela polícia local. Eles citaram estatísticas sobre acidentes com bicicletas. Eu disse: “Ótimo. Então coloquem essas estatísticas na internet e aposto que, dentro de 24 horas, alguém vai aparecer com algum tipo de mapa interativo dos lugares mais perigosos. Em breve, as pessoas estarão evitando os locais mais perigosos e Melbourne estará salvando vidas sem gastar um tostão”. É um exemplo trivial de como os governos podem atuar como plataforma para criação de valor. Considerando que os governos têm milhares de categorias de dados quem poderiam divulgar, o potencial é enorme.
Os governos têm tendência a esconder informação, e não a distribuí-la. Como mudar isso?
A ideia de que a concentração de informação é sinônimo de poder faz parte do velho modelo industrial.
Quando retemos conhecimento e informação, criamos poder sobre as pessoas. No novo modelo, criaremos poder por meio das pessoas. O caso da Goldcorp, empresa do setor de mineração, é exemplar.
A companhia estava insegura sobre onde tentar explorar ouro e tomou uma atitude inédita: divulgou seus dados geológicos, que normalmente são o grande segredo desse setor, e ofereceu um prêmio a quem tivesse a melhor análise que indicasse onde fazer uma exploração. A empresa pagou 500 mil dólares em prêmio e encontrou 3,4 bilhões de dólares em ouro. O valor de mercado da Goldcorp pulou de 90 milhões para 10 bilhões de dólares.
Na era da colaboração em massa, as pessoas serão mais influentes do que hoje, seja como cidadãos, eleitores ou consumidores?
As revoluções no Oriente Médio são a prova de mudança dessa natureza. Até três meses atrás, todas as revoluções eram verticais. Havia um líder e uma vanguarda. Eles organizavam a revolução e, quando o velho regime caía, tomavam o poder. A mesma dinâmica pautava todas as revoluções, pouco importando seu arcabouço ideológico. Foi assim com George Washington, com Fidel Castro ou Mao Tsé-tung. Agora, como a internet reduz o custo da colaboração, as pessoas podem se unir da noite para o dia com uma força tão extraordinária a ponto de, no Egito, derrubar Hosni Mubarak. O Oriente Médio está fazendo wiki-revoluções. São revoluções que só acontecem de modo repentino e horizontal em decorrência das mídias sociais, principalmente o Facebook. Na Tunísia , havia franco-atiradores da polícia escondidos nos telhados para disparar contra os manifestantes nas ruas. Os jovens rebeldes tiravam foto, triangulavam a localização dos franco-atiradores e mandavam os dados para aliados nas unidades militares, que, em seguida, saíam às ruas ara desmobilizar os atiradores. As mídias sociais não servem só para localizar a namorada ou fazer comunidade de jardinagem. Elas salvam vidas. Isso não quer dizer que a tecnologia esteja instigando levantes populares pelo mundo. Apenas que mudou o modo como são feitos. Antigamente, a militância saía colando cartazes nos postes.
Mas os regimes autoritários não censuram o fluxo de informação na internet, controlam a rede, podendo até tirá-la do ar?
É verdade, mas os governos árabes que tentaram cortar a internet deram um tiro no próprio pé. Os ditadores queriam impedir que os jovens se articulassem, mas o efeito colateral foi que o pequeno comerciante não pôde fazer sua encomenda on-line, a mãe não recebeu o diagnóstico do filho doente, e assim por diante.
Atualmente, em muitos países os jovens são maioria, vivem numa economia de desemprego altíssimo e têm acesso a uma tecnologia poderosa. É uma mistura explosiva, não?
Sim. Estamos caminhando para um choque de gerações. Começou na Tunísia, com a revolução do desemprego. Os jovens correspondem a uma enorme parcela da população hoje, à exceção da Europa Ocidental e do Japão. Além de numerosos, eles são a geração mais bem instruída da história, e a tecnologia lhes permite saber o que está acontecendo, distribuir informação e organizar respostas coletivas. Os jovens de hoje cresceram ouvindo que se estudassem com dedicação e não se metessem em problemas teriam uma vida confortável na idade adulta. Mentimos para eles. Chegaram ao mercado de trabalho e não há emprego. Esses jovens esperavam muito mais do que a realidade está lhes oferecendo.
A tecnologia digital conectada vai liberalizar também o regime chinês, que hoje é ditatorial?
Para mim, é inquestionável que as restrições da China à liberdade de expressão causam danos à economia.
A longo prazo, a Índia, por ser mais aberta e ter uma sociedade mais colaborativa, tem melhores chances que a China. A Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo, emprega 900 mil pessoas na China, mas é descrita como uma prisão de segurança mínima. Boa parte dos trabalhadores mora na própria fábrica. A taxa de suicídio é alarmante. Pesquise imagens da Foxconn no Google. Você verá que colocaram redes em torno do edifício para impedir que os trabalhadores se matem jogando-se da janela. A Foxconn, com seu regime militar de produção, pode ser ótima para a economia, mas seu benefício é limitado.
APRESENTAÇÃO PARA CASARÃO 34
Feita a ultima reunião entre a Direção do Casarão 34 e da CAPP para repassar os detalhes e o envio dos convites para a apresentação das propostas da Incubadora de Projetos da ONG CAPP.
A Agenda Recebeu elogios e também o interesse de difundi-la de forma voluntária foi ventilado pela Secretária do Casarão que ficou encantada a funcionalidade da Agenda.
No momento o Artista e Diretor Bira apresentou um vídeo que contem uma de suas composições e foi editado com imagens muito interessantes que se refere a Transposição das Águas do Rio São Fransisco e que será incluído na Versão de Lançamento da Agenda Virtual e nos veículos da ONG CAPP, Cabedelo Notícia e Em Foco Revista Virtual.
Veja o Vídeo:
APRESENTAÇÃO DA AGENDA PARA ANID
Após mostrar as novas instalações da ANID- Associação Nacional de Inclusão Digital, no Bairro dos Estados o Presidente da Associação: Percival Henriques faz alguns questionamentos sobre a Mídia e propõe que no futuro a Agenda Virtual passe a ser produzida em parceria pela ANID e a CAPP com sua Incubadora de Projetos.
As novas instalações conta com um auditório muito bem montado e uma central de monitoramento para controle de todas as 26 ANIDs espalhadas por todo o país em tempo real.
Percival mostra também uma de suas paixões a fotografia e uma de suas mais novas aquisições.
As novas instalações conta com um auditório muito bem montado e uma central de monitoramento para controle de todas as 26 ANIDs espalhadas por todo o país em tempo real.
Percival mostra também uma de suas paixões a fotografia e uma de suas mais novas aquisições.
Apresentação feita, o Presidente da CAPP e Criador da Agenda Virtual – Fred William faz explanação sobre:
SISTEMA DE IMPLANTAÇÃO DA AGENDA VIRTUAL
A AVI-PB é um programa que pretende ser um Facilitador de Navegação na Internet, para todas as faixas etárias, da criança ao idoso, do leigo ao Técnico em Informação, do Usuário comum ao Grande Empresário.
Sua formatação visual é iconográfica e intuitiva, justamente para proporcionar comodidade e interatividade ao usuário.
O conceito da Agenda é que o Usuário possa ter a sua disposição tudo o que lhe é útil e interessante em apenas um clique do seu mouse. Ao contrário dos site de busca que é necessário se digitar para ter acesso ao site desejado, ou dos Sites de Empresas e Relacionamentos em que cada um é um de divulga apenas os seus parceiros.
A Filosofia da Agenda Virtual Interativa é que o usuário final possa ter tudo a sua disposição independente de serem concorrentes ou não, o que importa é a utilidade do que esta veiculado na Agenda.
Para disseminar a agenda para o maior número de pessoas possível em todas as partes do mundo foi criada uma página (agendavirtualpb.blogspot.com), onde se pode ter orientações básicas e também Baixar o Programa para seu computador.
A Agenda Virtual-Pb não entra em conflito com a Filosofia de Software Livre defendida pela ANID, por que é disponibilizada gratuitamente para todos os que queiram se utilizar dela, preservando o direito autoral de seu Desing e dos links nela veiculados.
Justamente por ser gratuita e de utilização livre por todos os usuários da internet vem a somar com a filosofia de software livre por que agrega valores e as principais ferramentas que só são encontradas separadamente em Sites distintos.
A Agenda Virtual rompe com o pensamento ego centrista e individual de alguns Sites e Empresas e junta tudo em um só Veículo.
A Agenda Virtual não tem a pretensão de captar clientes, pois entende que foi idealizada para somar aos serviços existentes e proporcionar comodidade e utilidade pública aos usuários, sendo o serviço de Captação de Clientes direcionado para as Agencias de Publicidade e Veículos de Comunicação que tem seu link na agenda, sendo a contra partida para essas Empresas de Publicidade e Comunicação: Veicular seus Clientes com participação em percentual nos contratos, difundir, divulgar e distribuir para o maior número de pessoas por meio de seus sistemas de comunicação, otimizando o uso por parte de seus leitores, internautas e telespectadores.
O grande Diferencial para otimizar os negócios de Captação de Clientes pelas Agencias de Comunicação e Veículos de Comunicação é que as Empresas Veiculadas na Agenda vão ter interatividade e um número quase infinito de visualizações em todas as partes do Mundo o que vem a potencializar as oportunidades de negócios.
As Empresas que veicularem suas marcas na Agenda Virtual –PB vão poder dar aos seus clientes o CD da Agenda Virtual personalizada com sua marca, sendo um brinde de utilidade com a proposta de promover o nosso Estado, as Nossas Empresas, e os Nossos Serviços para o mundo, além de ser muito mais carinhoso e pessoal receber algo material e palpável do que simplesmente baixar pela internet, que se faz quando o recebimento do CD via correio se torna inviável economicamente.
Providencias para promover a AVI-PB.:
1- Distribuir a AVI-PB. para as Empresas;
2- Distribuir a AVI-PB. para as Lan Houses instruindo ser ela a Página Principal para Acesso a Internet.
3- Distribuir a AVI-PB. para os Clientes das Empresas e Veiculos de Comunicação por meio de CD’s personalizados;
4- Promover a Distribuição da AVI-PB. Via internet para todo o mundo por meio do link indicado por todos os que Veiculam e Vendem seus espaços.
APRESENTAÇÃO PARA ABELARDO JUREMA
a
Abelardo presenteou o Casal Fred e Márcia Dutra com o seu mais novo livro que conta a história de Abelardo Jurema (pai) em crônicas singelas intitulado: Cesário Alvim 27 que refere-se a sua residência no Rio de Janeiro na ocasião capital do Governo Federal onde seu pai era o Ministro da Justiça do Governo João Goulart e também a sua refinada agenda para 2011 - edição de Ouro autografando os dois trabalhos.
AGENDA VIRTUAL APRESENTADA
NO SEMINÁRIO SOS CABEDELO
O Criador do Programa Facilitador de Navegação na Internet: Agenda Virtual faz apresentação para platéia do Teatro Santa Catarina no Primeiro Seminário SOS Cabedelo, que contou com a presença de representantes do Governo Municipal, Estadual e Federal e foi parabenizado pela iniciativa.
O Presidente da CAPP – Fred William (criador da Agenda Virtual), aproveitou a oportunidade para entregar ao Representante do Governo Estatual: Efrain uma cópia da Agenda em CD-Rom bem como a outros representantes da mesa diretora.
Ao explicar o funcionamento da Agenda e de sua importância para a promoção de nossas empresas e órgãos dos governos municipais e estadual, muitos ficaram admirados com as possibilidades que se abrem à partir de sua divulgação massificada.
O Diretor da AESA-PB reclamou que sua secretaria era muito recente e quase ninguém sabia de sua existência, e por isso ainda não estava vinculado a Agenda Virtual, que disponibiliza o Link dos serviços publicos mais importantes e foi presenteado em publico pelo criador da Agenda Virtual que fez a inclusão da AESA ainda durante a fala do Diretor que ficou muito feliz e agradecido, o que também arrancou aplausos de todo o auditorio pela agilidade do Criador da agenda o que comprova a sua utilidade e sua praticidade.
No Segundo dia do Seminário que aconteceu no Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha de Cabedelo, na presença de inúmeras Entidades e Órgãos dos Governos Municipal, Estadual e Federal e alunos e Professores da Rede Pública o Criador da Agenda Virtual - Fred William pode ensinar como funciona e como é prático baixar e utilizar o sistema facilitador de navegação da internet e que promove o nosso Estado para todas as partes do mundo.
No Segundo dia do Seminário que aconteceu no Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha de Cabedelo, na presença de inúmeras Entidades e Órgãos dos Governos Municipal, Estadual e Federal e alunos e Professores da Rede Pública o Criador da Agenda Virtual - Fred William pode ensinar como funciona e como é prático baixar e utilizar o sistema facilitador de navegação da internet e que promove o nosso Estado para todas as partes do mundo.
REUNIÃO NO CASARÃO 34
COM EMPRESÁRIOS E REPRESENTANTE DA PBTUR
Exibição em data show da página direcionada ao município de João Pessoa.Apesar de algumas ausências, a Agenda Virtual foi apresentada para representantes das secretarias do Estado e do Município: SEDES, PBTUR, CASARÃO 34, e Representantes de algumas Empresas Privadas.
Fred William, Bira Delgado (Casarão 34) Marcella Arbia (Coordenadora Geral da SEDES), Márcia Leite (Depart. de Marketing da PBTUR) |
No geral as duas propostas mais uma vez foram aprovadas por aclamação e segundo os presentes: “perdeu quem faltou, pois em se tratando da iniciativa de promoção e inclusão social a proposta do GUARDA CARRO é fantástica e realmente precisa ser colocada em prática o mais rápido possível.
E quanto a AGENDA VIRTUAL_PB. Como veículo de comunicação e de fomento às potencialidades da Paraíba, é no mínimo original e bastante abrangente, o que vai oxigenar todos os setores, inclusive os Veículos de Comunicação convencionais e possibilitar um aumento substancial de negócios para as agencias de publicidade que alcançarem os objetivos dessa nova mídia que agrega valores e mostra tudo o que o nosso Estado tem de melhor”.
Fred William mostra a diversidade da Agenda Virtual e suas inúmeras possibilidades de promover o Turismo e os negócios por meio da nova Mídia. |
Esse é o parecer final de praticamente todos os presentes a Apresentação da Agenda Virtual-PB.
Segundo a Representante da PBTUR é importante para o setor de Turismo as duas propostas pois além de originais vão proporcionar ao Estado ferramentas novas e pioneiras para que possamos enfrentar os estados vizinhos que tem campanhas bastante difundidas de promoção turística.
UM GRANDE PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO
Reunião com Presidente da API
Marcela Sitônio
O apoio de uma entidade como a API é de suma importancia para a propagação de qualquer projeto, evento e/ou produto, no caso da Agenda Virtual foi sinalizado que poderemos ter essa entidade como parceira. Vejam o resumo da reunião:
No dia 6 de junho de 2011, na sala de imprensa da Assembléia Legislativa da Paraíba aconteceu a Reunião entre o criador da Agenda Virtual da Paraíba e Presidente da ONG CAPP, e a Presidente da API (Associação Paraibana de Imprensa).
Em pouco tempo a Agenda foi assimilada pela dinâmica e direta representante da Classe Jornalística do Estado, que apontou ser inegável a utilidade Prática da Agenda Virtual e que veria com maior atenção o funcionamento da ferramenta de navegação, para tecer um comentário mais detalhado sobre sua aplicação no dia a dia do usuário.
Fez comentários de que imaginava uma agenda virtual tipo “Páginas Amarelas" E ficou um tanto impressionada com a quantidade de conteúdo em um CD-ROM (programa tão simples) tão pequeno.
Ficou de, logo que possa, após conhecer mais profundamente o conteúdo e funcionamento da ferramenta, marcar outra reunião para finalizar o apoio da API como parceira da Agenda que já tem o ícone da Associação no seu conteúdo, na página de comunicação.
Uma das observações que fez é de que não via o motivo dos ícones de Shopping Center estarem lincados na mesma página dos veículos de comunicação e o idealizador da Agenda lhe respondeu que: “ Os Shoppings Center hoje, representam muito mais que a reunião de simples lojas em um local de puro consumo, é isso e muito mais, ou seja: em uma macro visão atualizada, estes espaços, verdadeiros refúgios da sociedade organizada por sua estrutura física de segurança mais reforçada, são ponto de encontro de todas as classes, tem cinema que é um meio de comunicação, tem TV Interna, que é outra forma de comunicação, tem universidades, que são meios de formação superior e lida com comunicação, tem as praças de alimentação que são imensos pontos de encontros e troca de informações, as danceterias,salas de convenções auditórios, programas de TV aberta, são formas de comunicação existentes nesses locais, tem as próprias lojas em suas variedades que imprimem tendencias da moda que é uma forma de comunicação visual e de estilo, além das informações publicitárias ali encontradas em forma de áudio visuais e material impresso, portanto, além de estarem inseridos na página de comunicação da Agenda, que certamente será uma das mais visitadas por seus atrativos, valorizando assim o espaço para inclusão de possíveis clientes do porte dos que aqui estamos nos referindo são, de todas as formas os shoppings Center, verdadeiros focos de comunicação de massa, mesmo que isso possa passar despercebido por algumas pessoas, pois são informações muito recentes até mesmo para os formadores de opinião que precisão perder um pouco do condicionamento das coisas que são, para o que pode vir a ser”.
Este é o verdadeiro papel da Agenda Virtual, revolucionar a forma de Ver, utilizar e difundir o que precisa ser propagado. O Povo paraibano tem “A Chave da Paraíba em Suas Mãos” esse slogam da Agenda Virtual é tão verdadeiro quanto a sua utilidade prática no dia a dia do usuário comum e para atrair o Turismo mundial a conhecer as nossas potencialidades de uma forma diferente e original, em uma ferramenta que não existe em parte alguma do mundo e está sendo lançada de forma gratuita daqui mesmo para todo o planeta, e por um filho da Terra, da forma mais simples e abrangente possível, sem ficar devendo nada a ninguém em termos de tecnologia de ponta. Agora esperamos que os paraibanos consigam assimilar e os Empresários alcançar sua utilidade, e facilidade em se propagar para o mundo e atrair o mundo a conhecer o que temos de melhor.